Piedade de Caratinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 era de 8 426 habitantes.

O povoado de Piedade de Caratinga, tem como marco inicial quatro famílias: José Luiz Soares, Manoel Simão, Francisco Bento e José Simões Ferreira.

Nessa época, o povoado era conhecido como Socapó. A estrada de acesso ao povoado (BR-474) foi aberta pelo então prefeito Omar Coutinho, ligando o município de Caratinga ao município de Ipanema.

Então foi inaugurada a primeira rua, com nome Olímpia Rocha de Oliveira. Chegaram os sacerdotes da Ordem dos Carmelitas Descalços e construíram o Eremitério São José, próximo à estrada do povoado.

Naquele tempo o povoado possuía um campo de futebol, uma Igreja e uma pequena Escola. Mais tarde foi doada a Igreja uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, a qual se tornou a padroeira. E foi assim que o povoado passou a se chamar Piedade.

A escolinha, construída em 1960, que então se chamava Escola Rural Típica Federal, foi crescendo e em 1995 passou a denominar-se E.E."Frei Carlos", em homenagem ao grande sacerdote e filósofo, Frei Carlos de São José (Conrado Fratini). No ano de 1991, o povoado de Piedade elevou-se a Distrito pela Lei Complementar nº 10.481 de acordo com os artigos 19 e 25 de 17 de julho de 1991.

E então em 15 de setembro de 1995 foi emancipado o município de Piedade de Caratinga

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Você não tem conta ainda? Registrar Agora!

Faça Login em sua conta